quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Apresentação

Estamos apresentando O Projeto Ecolydio, onde será trabalhado a Educação Ambiental com os alunos do Centro Educacional e Profissional Lydio De Brida, localizado no Bairro Nova itália, Urussanga - SC. O Projeto busca criar uma concientização ambiental não somente com os alunos mais também tentar leva-lá aos seus familiares por meio de dinâmicas de campo onde professores e alunos estarão envolvidos nesta tarefa.

VEJA ...
Por que ser ecologicamente correto e
...CONSCIENTIZE-SE

PRAIA DE ATAFONA - PARTE 1



PRAIA DE ATAFONA - PARTE 2



AVISOS QUE NINGUÉM QUER ESCUTAR


POLUIÇÃO DO AR, DA ÁGUA E SOLO


"DANOS" AO MEIO AMBIENTE
Entre os principais responsáveis por essas transformações estão a radiação ultravioleta, uso de fertilizantes no solo e lançamento de pesticidas nas plantações. Há muito tempo os anfíbios são considerados indicadores importantes da saúde da terra, pois seus ovos sem casca e sua pele permeável os tornam extremamente sensíveis às perturbações do ambiente.

UM OCEANO DE PLÁSTICO

Durabilidade, estabilidade e resistência à desintegração. As propriedades que fazem do plástico um dos produtos com maiores aplicações e utilidades ao consumidor final, também o tornam um dos maiores vilões ambientais. São produzidos anualmente cerca de 100 milhões de toneladas de plástico e cerca de 10% deste total acabam nos oceanos, sendo que 80% desta fração vem de terra firme.
No oceano Pácífico há uma enorme camada flutuante de plástico, que já é considerada a maior concentração de lixo do mundo, com cerca de 1000 km de extensão, vai da costa da Califórnia, atravessa o Havaí e chega a meio caminho do Japão e atinge uma profundidade de mais ou menos 10 metros . Acredita-se que haja neste vórtex de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos. Pedaços de redes, garrafas, tampas, bolas , bonecas, patos de borracha, tênis, isqueiros, sacolas plásticas, caiaques, malas e todo exemplar possível de ser feito com plástico.
Segundo seus descobridores, a mancha de lixo, ou sopa plástica tem quase duas vezes o tamanho dos Estados Unidos. O oceanógrafo Curtis Ebbesmeyer, que pesquisa esta mancha há 15 anos compara este vórtex a uma entidade viva, um grande animal se movimentando livremente pelo pacifico. E quando passa perto do continente, você tem praias cobertas de lixo plástico de ponta a ponta.

Tartaruga deformada por aro plático

A bolha plástica atualmente está em duas grandes áreas ligadas por uma parte estreita. Referem-se a elas como bolha oriental e bolha ocidental. Um marinheiro que navegou pela área no final dos anos 90 disse que ficou atordoado com a visão do oceano de lixo plástico a sua frente.

"Como foi possível fazermos isso?
Naveguei por mais de uma semana sobre todo esse lixo".

Pesquisadores alertam para o fato de que toda peça plástica que foi manufaturada desde que descobrimos este material, e que não foram recicladas, ainda estão em algum lugar. E ainda há o problema das partículas decompostas deste plástico. Segundo dados de Curtis Ebbesmeyer, em algumas áreas do oceano pacifico podem se encontrar uma concentração de polímeros de até seis vezes mais do que o fitoplâncton, base da cadeia alimentar marinha.

Todas a peças plásticas à direita foram tiradas do estômago desta ave

Segundo PNUMA, o programa das Nações Unidas para o meio ambiente, este plástico é responsável pela morte de mais de um milhão de aves marinhas todos os anos. Sem contar toda a outra fauna que vive nesta área, como tartarugas marinhas, tubarões, e centenas de espécies de peixes.

Ave morta com o estômago cheio de pedaços de plástico

E para piorar essa sopa plástica pode funcionar como uma esponja, que concentraria todo tipo de poluentes persistentes, ou seja, qualquer animal que se alimentar nestas regiões estará ingerindo altos índices de venenos, que podem ser introduzidos, através da pesca, na cadeia alimentar humana, fechando-se o ciclo, na mais pura verdade de que o que fazemos à terra retorna à nós, seres humanos.

PROJETO ECOLYDIO (CONCEITO)

O Projeto Ecolydio ( Eco = Ecologia que significa o estudo do Meio Ambiente) é um espaço onde será apresentada ao alunos a Educação Ambiental, que é um processo que consiste em propicia aos alunos uma compreensão crítica e global do ambiente, para desenvolver valores e atitudes que lhes permitam adotar uma posição consciente, ética e participativa, a respeito das questões relacionadas com a preservação e adequada utilização dos recursos naturais, para melhoria da qualidade de vida e a eliminação da pobreza extrema e do consumismo desenfreado.

Finalizando

O Projeto Ecolydio tendo como base o conceito de Educação Ambiental visto anteriormente, abordará juntamente com os alunos:
  • Ética e Meio Ambiente
  • Sustentabilidade e Consumo Consciente
  • Reciclagem e coleta seletiva
  • Conscientização e preservação da Água, Ar e Solo
  • Trabalho/Pesquisa de Campo



O Projeto Ecolydio foi idealizado por Fábio Consoni (Prof° de Informática) e Rosemar de Nez (Bio) (prof° de Geografia) durante o ano de 2008, mas foi em 2009 que se concretizou seu nascimento, tendo como responsáveis Fábio Consoni (Prof° de Informática) e Selma Boneti (Profª de Ciências).

27 comentários:

  1. Projeto muito criativo,e com toda a certeza formará melhores cidadãos!Abraços,boa sorte pra todos!

    Sabrina D. B.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sabrina! Obrigado pelo 1° post no blog, e obrigado também pelo seu comentário. Abraços!

    Fábio Consoni

    ResponderExcluir
  3. Parabéns vcs são de mais.As crianças de hoje são mais consciente de q e preciso preservar e vcs estão contribuindo para q elas nao esqueçam

    Gracinha

    ResponderExcluir
  4. muito bom,assim todos contribuem para o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ooie adorei esse blog,muito interessante!* Beijo

    ResponderExcluir
  7. oiii o projeto de vcs esta super informativo!!!!
    esta nos mostrando como devemos agir hoje, parabéns adorei!!!
    bjuxxx Bruna

    ResponderExcluir
  8. Bom q alguem se preuculpa com o meio ambiente... estaremos sempre prontos para ajuda-los!
    beijocas de Amanda da silva e de Ana Paula c.canever!!!

    ResponderExcluir
  9. Adorei esse blog, pois através dele pode-se concientizar várias gerações, tipos diferentes de mentalidade reunidos num blog só. Parabéns!!!!

    Andreza M.

    ResponderExcluir
  10. Que bom q alguem se preucupa com o meio ambiente! Quando precisar estaremos sempre prontas pra ajudar!beijocas de Amanda da silva e de Ana Paula c. canever

    ResponderExcluir
  11. muito bom ,se todas as pessoas colaborassem o
    nosso mundo seria melhor cada vez mais e as crianças de hoje são os futuros de amanhã :)


    vlw ?"

    ResponderExcluir
  12. Oooii achei o projeto muito criativo, concerteza vai dar certo se cada um fizer a sua parte concerteza o projeto vai longe
    Contem com a minha colaboração!!
    Boa sorte
    Beijs

    ResponderExcluir
  13. Oiii!!Nossa mto legal esse blog...
    ele foi basicamente feito pra gent para e pensa nossa como eu to ajindo?
    o q eu tenho feito pra preservar o nosso planeta?
    Então gent pare e pense o q agent esta fazendo vai se pro nosso futuro,então concientizesse e ajuda o nosso planeta...um simples jesto faz mta diferença a mtos...pense nesse blog!

    Beijos a todos
    Natália V. De Nez

    ResponderExcluir
  14. PARABENS....
    concerteza esse projeto vai dar certo e já esta dando agora ta td mundo consiente do q estao fazendo...
    já avisei a td a minha familia desse novo projeto e amram muito...
    bjos...
    e vamos continuar ajudando o nosso meio ambiente....

    ResponderExcluir
  15. Ali que eu dizia galera,vamos ficar atento no projeto não só nas pesquisas de campo,mas também aqui na rede,assim trocamos idéias entre o pessoal da manhã e da tarde.Força de votade,que esse porjeto dará muito o que falar.E tenho certeza que serão coisas positivas!Fuui.

    Beijos
    Sabrina D.B.

    ResponderExcluir
  16. oi!Muito legal o projetooo!

    Beijos,Bruna!

    ResponderExcluir
  17. PROJETO ECOLYDIO É UMA APRESENTAÇAO SOBRE O MEIO AMBIENTE MUITO LEGAL!

    BEIJAO PRO FABIO!!
    GEAN JACKSOM VIOLA!!!!!!!
    RONALDO
    PEITINHO!@#$%**

    ResponderExcluir
  18. Com uma iniciativa dessas já se vai muito longe! É disso que o nosso mundo precisa, de pessoas que se consientizem e percebam que o nosso mundo está mudando, e que elas podem contribuir para ajudá-lo! Parabéns pelo Projeto!

    Abraço :* Franciele. D

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. FAS POUCO TEMPO QE ESSE TRABALHO DO ECOLYDIO COMEÇOU ,
    E CADA DIA TA AUMENTANDO CADA VEIS MAIS E ESPERO QE TODAS AS PESSOAS AGEM RAPIDO,E AJUDEM O NOSSO PLANETA !

    BEIJOS LUAN :D

    ResponderExcluir
  21. Olá
    como todos sabem nosso Planeta pede
    Socorro!
    ajude nosso planeta
    preserve
    Por favor
    Até mais

    ResponderExcluir
  22. oii...o blog esta super interesante parabens.... marcelo

    ResponderExcluir
  23. esse foi um belo projeto .
    espero que de certo




    VAMOS LUTAR JUNTOS POR UM MUNDO MELHOR E ENCONTRAR O MELHOR CAMINHO PARA O FUTURO

    ResponderExcluir
  24. PARABÉNS AOS PROFESSORES, FÁBIO E SELMA, PELA INICIATIVA! SEM DÚVIDA, GRANDES MODIFICAÇÕES COMEÇAM PELO QUE VOCÊS ESTÃO DESENVOLVENDO NESTES ALUNOS: REFLEXÃO E ATITUDE!
    MUITO BOM O PROJETO! SUCESSO!
    Profª Cinara

    ResponderExcluir